BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

2 de out. de 2010

UNIFORMES JAPONESES

Uma mistura de status e sensualidade

  Os uniformes japoneses que nós brasileiros tanto adoramos, em vários sentidos, já fazem parte do universo dos orientais há bastante tempo, pois é a partir do chugako (ginásio) que todos os estudantes precisam vestir obrigatoriamente o uniforme de sua escola. Mas, é no kouko (colegial) que o uniforme começa a ser visto pelos estudantes como uma expressão de status, desejo e sensualidade.
  Estas roupas para os orientais despertam um verdadeiro desejo, já que são através deles que podemos identificar quais são os japoneses que estão nas melhores escolas do Japão. Afinal, estamos falando de um país que enfatiza tanto a educação que ela já é vista como uma forma de ascensão social. Ou seja, se você está usando o uniforme de uma das melhores escolas do Japão, é sinal que provavelmente passará em uma das melhores universidades e acabará trabalhando em uma das grandes multinacionais de renome no país.
  Depois da época da escola, os uniformes estarão sempre presente na vida dos japoneses, seja no escritório, numa multinacional, em uma loja ou fábrica, até chegar a sua aposentadoria, quando o uniforme é posto de lado. Mas há casos em que mesmo depois de aposentados as pessoas continuam levando os seus negócios, ou seja, alguns japoneses nunca irão aposentar seus "amados" uniformes.

Da Era Menji até hoje: foi na Era Menji, no século XIX, quando o país investia pesado na sua modernização, que os uniformes japoneses começam ser de uso obrigatório entre os estudantes; seguindo, é claro, o padrão ocidental. Este padrão ocidental pode ser visto até hoje nos uniformes chamados Gakuran (algo como uniforme de estudante ocidental).

As inspirações: o traje masculino foi inspirado na farda do exército da Prússia, já o clássico uniforme de marinheiro das colegiais (chamado de Seirafuku), foi inspirado na Marinha Real Britânica e só apareceu por volta de 1921. Foi só depois da Segunda Guerra Mundial que o estilo marinheiro se popularizou, ficando apenas uma camisa com lapela, um laço na camisa e uma saia básica com pregas. As cores tambén seguem um padrão até hoje, não fugindo muito dos tons de azul, branco, cinza, preto, verde claro e xadrez para as saias. As composições das peças também não são novidade, já que foi inspirado fortemente nas escolas religiosas do ocidente e adotado em escolas particulares no ano de 1980. Ou seja, nesta composição de peças teremos o Burêzakata (blazer) com o brasão da escola bordado em um dos bolsos, as calças sociais, as camisas brancas com gravatas e as famosas saias com pregas estampadas em xadrez. Não podemos esquecer que os tecidos também variam conforme ass estações do ano, sendo que no inverno podemos ver os estudantes com casacos, camisas de mangas longas, mas no caso das colegiais, de saia. Comentários à parte, é muita coragem sair de pernas de fora no inverno japonês em que as temperaturas chegam a baixo de zero e ainda por cima neva.

E aqui no Brasil
 Nós brasileiros conhecemos muito bem os uniformes japoneses, tudo graças aos animês e mangás, nós podemos ver milhares de estudantes desfilando poses malvadas e esbanjando sensualidade em trajes escolares customizados. O que dizer dos estudantes de animê/mangá Tenjho Tenge, em que os meninos usam o estilo clássico de uniformes, o Gakuran, conseguindo passar para o leitor toda a pose e estilo de um estudante barra pesada. Já os uniformes femininos são um paraíso à parte para os meninos. Personagens como as guerreiras de Sailor Moon, só aumentaram o fetiche sobre os famosos uniformes eescolares ao estilo marinheiro.

3 comentários:

  1. Nossa, adorei esse post
    Adoooooro os uniformes japoneses
    acho uma graça *u*
    e fico feliz tb, por ter conseguido aprender maiscoisas sobre eles :D

    ResponderExcluir
  2. adooorei......muito da hora ,bem que eu queria que o meu uniforme fose assim....!

    ResponderExcluir
  3. Pqp eu vou tentar convencer a diretora da minha escola bota o uniforme ano que vem estilo japonês e.e yahoooo msm assim to fudida w.w' mas acho que vai ser meio dificil mais vou tentar >-<

    ResponderExcluir