BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

16 de jun. de 2010

Cultura Japonesa

PARAPARA?
 Que dança é essa?

História
O ParaPara é uma das danças mais populares entre os jovens japoneses. O estilo vem conquistando cada vez mais adeptos no Ocidente, inclusive no Brasil, estando presente em boa parte dos eventos de cultura japonesa realizados no país.
A origem do ParaPara data do final da década de 70, entre o auge da música disco e o surgimento do Eurobeat. O ParaPara surgiu diante da dificuldade dos jovens japoneses em conciliar os rápidos movimentos com as mãos e com os pés durante os passos de Eurobeat.
A nova dança consiste em uma sequência de passos repetitivos (predeterminados para cada música) na parte superior do corpo, utilizando principalmente os movimentos dos braços, embalados pelo ritmo do Eurobeat. Existem duas vertentes para o paraPara: o TechPara, dançado no ritmo Hyper Techno e o ToraPara, no ritmo Epic Trance.
O nome ParaPara tem uma origem bem curiosa, pois surgiu da maneira como os japoneses cantarolavam suas músicas. O tradicional "Lá Lá Lá" utilizado pelos ocidentais era substituído por "Para Pa Para" pelos orientais ao marcarem o ritmo de seus passos de dança.
Os adeptos do paraPara são popularmente conhecidos como Paralistas.

A Popularização
Um dos grandes responsáveis pela popularização da dança foi o ator e cantor Takuya Kimura, mambro da famosa boy band japonesa SMAP, que dançou ParaPara durante uma de suas aparições na TV, o que causou um impacto tão grande que fez com que até Mickey Mouse dançasse ParaPara no Tokyo Disneyland.
Com o ParaPara em alta, a gravadora Avex Trax criou o grupo ParaPara AllStars, que além de diversas apresentações pelo Japão, criou a série de vídeos ParaPara Paradise, onde ensinavam suas coreografias. 


Sugestões para dançar ParaPara
Para você que se interessou pelo ParaPara, e quer aprender mais sobre a dança, aqui estão algumas sugestões de músicas para dançar o ParaPara. As coreografias de todas essas músicas podem ser facilmente aprendidas através de vídeos pela internet.
Aya Hirano - Hare Hare Yukai
Buono - Honto No Jibun
Buono - Kokoro no Tamago
Hinoi Team - Ike Ike
Hinoi Team - Night of Fire
Hinoi Team - Play With The Numbers
Hinoi Team - Sing Na Na Na
 Naoki With B4 Za Beat - Kiss Kiss Kiss
Perfume - Electro World
Shanadoo - King Kong
Shanadoo - My Samurai
Yuki Kimura - Love & Joy
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário